full screen background image
quarta-feira 16 outubro 2019
  • :
  • :

Páscoa é vida nova!

Páscoa é vida nova!

Os cristãos vivem neste período do ano uma época bastante importante, desde a Quaresma até a celebração da morte, na Sexta-feira Santa, e da ressurreição de Jesus, na Páscoa. O simbolismo desses dias pode nos trazer boas reflexões sobre como levar os dias em todos os aspectos da vida, desde os relacionamentos pessoais, a família, o trabalho, tudo.

Primeiro a Quaresma, que é um convite à introspecção e a reflexão sobre como temos vivido – e especialmente como temos convivido. Mesmo que você não seja cristão, a atitude de olhar para dentro e para fora de você e perceber a força de seus atos, a sua parcela de responsabilidade sobre tudo o que acontece à sua volta, é bem interessante. Se você não fez esse chamado “exame de consciência” durante os 40 dias passados, vale fazer agora. Pense comigo: o que temos feito, de verdade, para que o mundo ao nosso redor seja um pouquinho melhor? Sempre lembrando que o nosso mundo começa dentro de nossa casa mesmo, com as pessoas mais próximas. Vamos olhar para o lado? O que é possível fazer para que a vida da pessoa que acorda ao seu lado possa ser melhor? Para as pessoas com quem mais convivemos, nossos familiares, nossos amigos, nossos colegas de trabalho – o que temos feito e o que podemos fazer mais e melhor? E é claro que podemos ampliar este olhar e as nossas atitudes, chegando ao nosso bairro, à cidade, ao país, ao mundo e mesmo ao Universo. Podemos dar um pouco mais de nós mesmos.

Toda essa reflexão, seguindo no simbolismo do período religioso, nos leva à Sexta-feira Santa, o dia em que os cristão relembram a morte e a entrega de Cristo para a nossa redenção. É um símbolo forte, que nos traz, ao mesmo tempo, a circunspecção, a contrição, o reconhecimento das falhas e a certeza de que a mudança já está chegando. É como a metáfora bíblica – lembrada também em poesia na letra de “Drão”, de Gilberto Gil – que assinala que o grão de trigo precisa morrer pra renascer como pão. Sempre precisamos matar algo dentro de nós para deixarmos que nasça o novo. Toda escolha contém renúncias, todo sim precisa de alguns nãos.

E assim chega a Páscoa, que simboliza o nascimento do melhor, a vida plena e renovada. É tempo de alegria, de respirar novos ares, de aceitar o novo. Que o período que começa agora possa nos trazer toda essa nova energia. Que aquele novo olhar sobre as pessoas traga boas novas para os relacionamentos pessoais, familiares e profissionais. Que as novas atitudes tragam harmonia, crescimento e união pelos melhores ideais.

 




4 thoughts on “Páscoa é vida nova!

  1. José Wilame

    Adorei o texto e principalmente a abordagem da necessidade refletirmos a respeito do que estamos fazendo para a vida ao nosso redor ser melhor, seja nos relacionamentos, com os familiares ou amigos. Compreendo que que a rotina da vida não pode estar com o “piloto automático” ligado a todo momento.É preciso ficar atento…

    responder
  2. Rubens

    Maravilha de texto! Infelizmente as datas alusivas à religiosidade estão sendo deixadas a um segundo plano. As tradições estão perecendo!!

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com